Skip to content
Amo Suculentas

Aeonium

Aeonium são, sem dúvida, uma das mais belas e procuradas plantas suculentas. Por sua beleza e características sem iguais, aeonium certamente brilha em qualquer ambiente.

Suculenta Aeonium - https://amosuculentas.com
Suculenta Aeonium

Elas recompensam cada esforço que dedicamos ao cultiva-las, nos devolvendo de maneira única, através de lindas folhas em forma de colher, com tons de vinho e verde, às vezes até com salpicadas de ouro pálido.

Aeonium é uma suculenta nativa das Ilhas Canárias e Norte da África, então você pode ser capaz de adivinhar suas condições preferidas – quente, ou mesmo quente seria a palavra-chave.

Suculenta Aeonium - https://amosuculentas.com

O nome significa “evergreen”, então esta é uma planta que nunca perde suas folhas – até que floresça, momento esse quando a floração morre.

Os climas que são semelhantes às suas terras nativas, como no Brasil, essas plantas incríveis podem dar algum impacto formidável para o paisagismo.

Suculenta Aeonium - https://amosuculentas.com

As flores cor-de-rosa, vermelhas, amarelas ou brancas se formam do meio da roseta na primavera ou no verão, após o que a roseta vai morrer.

O ideal é aproveitar enquanto está em seu melhor estagio, para preparar algumas mudas de suculentas.

Algumas Aeonium formarão um conjunto bastante alto de rosetas de folhagem verde, escura ou variada, cada uma no topo de um pedúnculo delgado.

As folhas são em forma de colher, às vezes brilhantes e ocasionalmente foscas.

Elas podem atingir uma altura de um metro ou menos de 15cm, dependendo da variedade.

Outros tipos de suculentas e variedades, são adequadas para plantadores mistos e artesanatos de suculentas, pois tendem a ser mais compactos.

Suculenta Aeonium - https://amosuculentas.com

Uma Aeonium e muito fácil de propagar, basta remover uma roseta com um pedaço de caule e deixar endurecer durante a noite e a extremidade da haste pode ser plantada em uma panela.

Se preferir acesse nosso artigo onde explicamos como plantar suculentas: https://amosuculentas.com/como-cuidar-e-plantar-suculentas-corretamente-em-2019/

Então, qual é o segredo? Aeonium não são como outras plantas suculentas.

Elas entram em uma dormência de verão, quando fica quente no final dessa estação, ficam assim até que o tempo esfrie no outono, quando começam a crescer novamente.

Suculenta Aeonium - https://amosuculentas.com

Enquanto estão dormentes, regue-as o suficiente para mantê-las vivas. E não se preocupe – elas não estão morrendo.

Como fazer com que a Aeonium cresça

Aeonium cresce melhor quando as temperaturas mínimas são de cerca de 4 graus Celsius; não podem receber geada, portanto, um ambiente protegido ou fechado apenas para esta planta.

Essa especie de planta requer boa ventilação e luz brilhante – o sol pleno é bom, ou sombra parcial.

amosuculentas.com-tipos-suculentas-aeonium

Aeonium prefere um pouco mais de umidade no solo do que muitas outras plantas suculentas. Molhe logo que o solo esteja seco, mas não deixe secar muito.

Adapte a rega conforme a temperatura; Quanto mais frio o clima, menos você precisa regar.

A dica é essa: Use água temperada ou morna para evitar chocar as raízes.

Aeonium arboretum

A linda textura aveludada e a cor rica do Aeonium arboretum ‘Velour’ é muito reconhecível. O brilho da folhagem parece estar em ‘foco suave’.

amosuculentas.com-tipos-suculentas-aeonium-arboretum

O termo botânico ‘arboreto’ refere-se a uma forma semelhante a uma árvore, por isso esta planta ficará bastante grande.

Felizmente, decapitar as rosetas para cultivar novas plantas encorajará mais brotos a se desdobrarem mais baixo, tornando-os mais secos.

Aeonium kiwi

Esse tipo de suculenta tem tons suaves de banana clara, morango e lima. Isso faz desta planta um deleite tropical de dar água na boca.

amosuculentas.com-tipos-suculentas-aeonium-kiwi

Kiwi Aeonium se propaga melhor por métodos vegetativos, mas eles também crescerão a partir de sementes.

A propagação do corte do caule é o meio mais simples e eficaz de propagar o Kiwi Aeonium.

As estacas se enraizarão em qualquer época do ano, embora aquelas colhidas durante os meses de primavera e verão tenham raiz mais rápida e sejam menos propensas a desenvolver podridão.

Faça um corte de ponta de 3-6 polegadas (7,6-15 cm) e coloque-o em um local quente e seco, longe do sol direto por dois a cinco dias, ou até que os calos de corte sejam cortados

amosuculentas.com-tipos-suculentas-aeonium-kiwi

Infeliz em pleno sol onde tende a queimaduras solares prefere sombra à tarde, mas ainda a luz brilhante.

Menor em estatura do que as duas variedades roxas mostradas aqui, formarão um grupo pequeno em vez de uma forma de árvore dos outros. As mesmas condições do solo e da água se aplicam.

Aeonium ‘Schwartzkopf’

Esse é o único que todos consideram típico do gênero Aeonium, já que é um dos cultivados mais antigos. Justamente popular, mesmo depois de todo esse tempo com sua folhagem brilhante.

amosuculentas.com-tipos-suculentas-Aeonium-arboreum-Zwartkop

A poda regular manterá o Aeonium ‘Schwartzkopf’ dentro dos limites, lhe dando um suprimento de novas plantas para substituir a roseta envelhecida quando ela florescer.

Aeonium espécie verde, pensado para ser A. balsamifera, devido ao revestimento pegajoso nas folhas. Um pouco desagradável de tocar, mas interessante.


SE GOSTOU DESSE ARTIGO, SOLICITAMOS QUE COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NAS REDES SOCIAIS!