Skip to content
Amo Suculentas

Mudas de Suculentas

Como fazer mudas de suculentas

Como cultivar e fazer mudas de Suculentas

Aprender corretamente como fazer mudas de suculentas é essencial, diante de tanta tanta beleza da natureza em uma plantinha tão especial é necessário curiosidade e gosto.

Essas fofinhas que não são tão complicadas de cultivar, levem charme e toque natural para qualquer ambiente.

Aqui em amosuculentas.com já sabe exatamente o que é planta suculenta.

São plantas que possui em sua raiz, caule ou folhas alguns tipos de tecidos que tem a capacidade enorme de armazenar água, em quantidades maiores que em plantas normais.

Graças a essa particularidade, permite que elas possam sobreviver bastante bem por longos períodos de seca, além de serem capazes de resistir a ambientes áridos.

Esses são os motivos principais que fazem das suculentas ideais para habitar espaços não muito favoráveis, onde recebam pouca água e muita luz. Todas essas vantagens você terá plantando suculentas.

Aprenda como fazer mudas de suculentas

É isso mesmo a gente consegue criar uma planta inteira de suculentas usando só uma folha dela.

As vezes isso pode parecer uma coisa estranha, quando a gente faz isso estamos gerando plantas geneticamente idênticas, ou seja, são clones da planta.

Mas não é que nem a ovelha Dolly é muito mais simples do que isso. Quem diria. Já existem clones faz muito tempo e ninguém sabia disso.

Como fazer Mudas de Suculentas

Mas como é que se faz isso? A técnica é bastante simples, mas tem alguns detalhes que você precisa prestar atenção antes de começar.

Como fazer mudas de suculentas e plantar usando apenas as folhas

Para iniciar esse procedimento de plantar suculentas, comece tirando algumas folhas já bem formadas da planta, cuide para que não sejam folhas muito pequenas, nem folhas murchas ou machucadas.

Muito importante na hora de fazer as mudinhas de plantas, arrancar as folhas bem pela parte que está grudada no caule. Se você quebrar a Folha virando para o lado geralmente fica mais fácil quebrar no lugar certo.

Mudas de Suculentas

O que você não pode fazer é abrir a folha no meio. Se isso acontecer jogue a Folha fora. Isso porque a parte que gera brotos aparece em linha com a folha.

A folha caule é finalmente a parte mais clarinha. O ideal é que você deixe as folhas secando na sombra durante uma noite, pode parecer um processo que pode demorar na realidade.

Mas é preciso e serve para machucá-la e após isso cicatrizar, evitando que os fungos da terra na folha acabem matando-a.

Deixa a parte final para terminar na manhã seguinte e já prepare um vaso ou uma bandeja que precisa ter furos de drenagem embaixo.

Esses furos servem pra quê se a gente regar um pouquinho mais o excesso possa escorrer por baixo não deixando a terra inundada.

O vaso pode ser de plástico mesmo, mas como eu gosto muito de vasos de barro optei por usá-lo mais uma vez para o substrato.

O melhor é usar uma mistura de areia e terra vegetal.

Como cultivar suculentas

A areia serve para ajudar a melhorar a drenagem da água do vaso que é essencial para as plantas, mas você também pode usar terra vegetal.

Agora esta na hora de colocar o substrato no vaso, cuide para ir deixando alguns dedos de distância da borda.

Se você quiser colocar umas pedras no fundo do vaso para permitir que o substrato escorra pelo buraquinho, também é uma boa alternativa.

Observe que ao escorrer durante as primeiras regas, ou mesmo depois de alguns dias a terra vai ficar mais fina.

O ideal é que agora você molhe bem a terra no vaso, porque é melhor você molhar agora bem antes de plantar pois ajudara que as folhas não fiquem encharcadas depois.

Nesse tipo de plantio você não deve enterrar as folhas e sim colocar elas sobre a terra, apertar de leve para que a folha fique bem assentada.

Pronto o plantio em si está concluído, o importante agora é deixar o vaso em um local bem iluminado, mas sem muito sol direto, para estimular o desenvolvimento nas mudinhas.

Outra dica é que você mantenha o ambiente sempre levemente úmido. Faça isso com a água sobre as folhas uma vez por dia.

Isso pode até parecer estranho porque as plantas adultas não podem ser regadas todos os dias para não apodrecer.

Mas como ainda não existem muitas raízes envolvidas a água acaba ajudando-as.

Agora você precisa de paciência e de cuidado com o vaso.

Com o tempo você vai ver que as raízes vão começar a se desenvolver e junto vão começar a sair pequenas mudinhas.

Quanto tempo demora para uma suculenta crescer?

O tempo para propagação de uma Suculenta pode tardar em média de 20 dias.

Esse é o tempo para que as mudas possam ser enraizadas e prontas para realizar o plantio no vaso individual.

Terminado esse período, aconselhamos molhar a areia e utilizando uma faca, fazer um tipo de afofamento da areia ao redor da muda.

Em seguida puxe bem de leve afim de que ela saia com suas raízes. Não precisa retirar a areia que geralmente fica grudada na parte radicular das mudas.

Quando terminar a formação radicular, automaticamente todas as mudas estarão em condições de absorver os nutrientes, compondo o condicionador de solo e fazendo com isso que as mesmas possa crescer mais saudáveis e bonitas.

Como replantar suculentas

Esse é um processo não muito complicado, bastando apenas seguir o passo a passo no vídeo abaixo:

Flor suculenta: Melhores imagens em destaque

[everest_gallery alias=”flor suculenta”]

Suculentas como cuidar?

Acesse e saiba os truques e dicas aqui!

Se gostou desse artigo também vai curtir:
https://amosuculentas.com/como-fazer-terrario-de-suculentas-e-cactos/