Skip to content
Amo Suculentas

Como Cuidar de Suculentas

Para cuidar de suculentas é preciso primeiramente saber de alguns truques básicos. E aqui nesse artigo apresentamos tudo sobre suculentas.

Algumas dicas bem importantes iremos abordar nesse artigo, fique atento e siga as instruções para se tornar um especialista, sabendo como cultivar suculentas.

Como Cuidar de Suculentas

Aprenda como cuidar de suculentas

Já sabemos que as suculentas são plantas originárias de regiões desérticas, de certa maneira são muito fáceis de cuidar, mas é preciso seguir algumas orientações.

Realmente elas são bem tranquilas com relação aos cuidados, mas o que você não pode é esquecer de colocar ela no sol.

Então essas dicas vão te ajudar a dar vida longa aprendendo a cuidar de cactos e suculentas.

Suculentas comprar

Muito importante quando você vai comprar uma suculenta, que pergunte para a pessoa se aquela planta gosta de bastante sol ou mais ou menos, porque na verdade suculentas de sombra total é muito difícil e muito raro.

Suculentas gostam de sol ou sombra?

Regra bem tradicional para saber como cuidar das suculentas, em relação a deixar muito tempo na sombra, deve observar o seguinte:

Deixar a sua suculenta planta em um lugar bem claro que pega ali umas três ou quatro horas de sol da manhã, também o sol da tarde porque os mais diversos tipos de suculentas se comportam assim na natureza.

Como Cuidar de Suculentas - amosuculentas.com

Embora tenha algumas que são adaptadas para sombra, não quer dizer que elas não gostam de sol, elas vão se adaptando às condições que a natureza oferece para elas.

Entendendo o processo de adaptação da suculenta do viveiro até chegar a sua casa

  • Evitar choque de ambientes

Muitas pessoas reclamam que na loja, as suculentas apresentam tipos de aspectos bem bonitas, saudáveis e ao levar para casa parece que a plantinha passa por um tipo de “depressão” e morre muitas vezes.

Necessário entender isso para saber como cuidar das suculentas de maneira adequada, afim de que a planta não sofra e morra quando estiver em seu ambiente caseiro.

Quando eles tiram do viveiro, a planta vai para um caminhão para ser transportada para um local de venda.

É um longo caminho onde as suculentas sofrem bastante com a mudança ambiental e por fim ficar exposta para consumidores poderem comprar.

A gente tem que adaptar a plantinha suculenta, por mais que essa suculenta seja de sol pleno, tenha flor suculenta ou normal, todas precisam do mesmo cuidado.

  • Colocar a planta no sol gradativamente

Você deve coloca-la numa janela pra pegar esse meio período de sol e algumas semanas depois você vai caminhando com a planta em direção ao sol pleno.

Não é que todas vão morrer se ficarem no sol pleno de calor, mas a chance de queimar algumas folhas é muito grande, porque é um choque de temperatura e de clima muito forte para elas.

Suculentas Como Cuidar: Adubo para suculentas

Adubo para suculentas - Como Cuidar de Suculentas - amosuculentas.com

Terra para suculentas

Vamos falar um pouco agora sobre a terra correta e o substrato, a mistura que a gente faz para a suculenta ficar mais saudável mais bonita.

Saiba como regar suculentas

Antes disso gostaria de salientar que elas gostam sim de água e precisam se abastecer, ficando com esse aspecto gorducho e suculento. A água tem que passar pela planta que absorve a quantidade exata que precisa.

Toda essa água tem que escorrer evitando acumular e ficar muito molhada e até encharcada. Se isso ocorrer vai apodrecer a raiz da planta e até as folhas de baixo também.

Se não observar esses detalhes com o tempo infelizmente, você pode perde a planta inteira.

Do viveiro ela já vem com um pouco de calcário, esterco animal e com material de decomposição de poda. Realmente é uma terra bem rica em nutrientes.

Mas você mesmo pode usar algum outro tipo de areia para completar ou fazer alguma manutenção necessária, mas atentos para areia da praia por conta do Sal isso é importante saber sobre suculenta como cuidar.

Como Cuidar de Suculentas

Em vasinhos para suculentas ou qualquer outro local que for plantada, na hora de efetuar a rega pode usar uma seringa, aplicar em um espaço entre as plantas e despeja água na terra e não na planta, esse é um detalhe que pode determinar vida ou morte das suculentas.

Muitas vezes você sai para viajar ou para algum compromisso pede para alguém cuidar das suas plantas, normalmente a pessoa não cuida porque não sabe dessas coisas, até mesmo a gente sabe bem desses truques.

Para se certificar se a planta está bem regada ou não, toque com seu dedo nas folhas, também pode pegar um palito de sorvete um palito de dente de fósforo e colocá-lo na terra e tirar. Aí você vai ver se a terra esta seca ou molhada.

Adubo para cactos e suculentas

Com relação à adubação das suculentas muita gente não faz adubação certa, não coloca nenhum tipo de fertilizante porque pensa que elas são muito resistentes e não necessitam.

Esse conceito está completamente errado, pois as suculentas como qualquer outra planta precisa dos nutrientes suficientes para se manter bem vivas.

Basta olhar para a planta e notar o aspecto, se ver que está meio fraquinha precisando de uma força, o mais básico é que muita gente usa e dá muito certo é o esterco animal.

Como fazer adubo orgânico para suculentas

Pode ser o esterco de vaca, galinha, cavalo. Precisa esperar o esterco ficar bem sequinho e depois misturar na terra junto.

Se for um vaso que você não consegue mexer muito, você pode fazer cobertura e colocar nos espaços que dá mexendo ali com uma base ou uma colher, então quando você vai regando ele vai abastecendo a terra com um material orgânico.

Dentro do processo natural da suculenta, também ajuda aqueles bichinhos de minhoca andarem ali por dentro.

Ajuda a terra a ficar mais soltinha e as raízes respirarem o que é muito importante também.

Também sempre tem disponível nas lojas especializadas em adubos que já vem prontos para o uso. Mas cuidado para comprar corretamente.

Nas embalagens a gente vê lá escrito: cactos e às vezes é só cacto. Tem que ser especifico para o seu tipo de suculenta.

Existem os rótulos nos adubos, que são aquelas palavrinhas que não entendemos direito, muitas vezes não notamos, mas é bom sempre ler.

Ali o fabricante sempre põe as orientações de onde colocar, informações sobre todos os nutrientes que são essenciais para sua terra, já que ao passar do tempo não fornece mais. Tudo isso pra planta é muito válido.

A recomendação de uso que está na embalagem é bom perguntar ao vendedor que sabe explicar bem.

Afinal se errar no uso do adubo será melhor pra menos do que mais, porque o uso excessivo pode não ajudar e assim até matar sua planta.

Como Cuidar de Suculentas

A família das suculentas é muito grande e tem catalogado pelo menos 22 mil diferentes. E tem gente que não quer decorar nome.

Mas é preciso saber as diferenças de todas que são de sol que são de sombra.

Seria impossível falar de todas devido a grande quantidade, mas aqui vai uma dica.

Observe a Jade que tem tom mais escuro, isso já lembra mais a sombra são as que gostam mais de uma meia sombra.

Suculentas Como Cuidar: Assista vídeo com tipos de fácil cultivo

Aprenda o segredo de fazer suculentas coloridas