Melhor maneira de cuidar de Bonsai

A melhor maneira de cuidar de Bonsai é um segredo milenar, mas tentaremos nesse artigo revelar dicas interessantes. Siga a leitura para saber todas as informações.

Há uma crença popular de que o bonsai pode ser uma árvore difícil de se cultivar e, acima de tudo, de manter como uma árvore saudável e vigorosa.

Mas nem sempre é assim. Cuidar de uma dessas pequenas árvores não é uma ciência impossível, basta seguir algumas orientações básicas e se adequar a alguns aspectos-chave.

Cuidar de Bonsai é uma arte que pode ser aprendida

Cultivar um bonsai é uma arte. Estas pequenas espécies de plantas fazem parte da decoração interior das habitações e transmitem elegância e cor ao espaço onde se encontram. Os cuidados essenciais passam por irrigação, fertilização, poda ou transplante.

Leia Também: O melhor do mundo das plantas suculentas

Neste artigo analisaremos os detalhes mais eficientes de cuidar de um bonsai e que detalharemos quais são as regras a seguir para realizar um ótimo desenvolvimento do mesmo.

Portanto, se você está curioso, o convidamos a continuar lendo este artigo, para aplicar essas técnicas e ter sucesso ao cuidar de bonsai.

Cuidar de bonsai com técnicas eficientes

Antes de começar a analisar os cuidados necessários para um bonsai crescer corretamente, seria interessante explicar detalhadamente o que é este sistema e em que consiste.

Mas afinal o que significa “bonsai”

A palavra “bonsai” tem origem chinesa bon = bandeja e sai = cultivar e consiste na arte de cultivar árvores e plantas em pequenos vasos.

As dimensões das espécies de arvores plantadas são reduzidas com o uso de técnicas como poda ou transplante.

O resultado deste sistema são estas pequenas árvores, de formas incríveis e de dimensões chiques, que encontraremos nos quartos interiores ou nos jardins exteriores.

Para muitas pessoas, cuidar e cultivar um bonsai é uma técnica de relaxamento eficiente e uma estratégia para escapar dos problemas ou estresse do trabalho e, portanto, da cidade.

Os cuidados necessários de um bonsai

Como mencionado anteriormente, cultivar um bonsai pode parecer uma tarefa impossível e ao mesmo tempo uma técnica chique.

Mas muitas vezes é um caminho estendido da realidade. Se seguir os passos e seguir as regras, a sua pequena árvore vai crescer saudável, vigorosa e com um porte fabuloso.

VEJA TAMBÉM: Plantas Suculentas de fácil manutenção

Cuidar dessas espécies de plantas reduzidas significa regar, podar ou transplantar a planta. Se você está curioso em cultivar um bonsai, mas não tem habilidade para fazê-lo, recomendamos que você simplesmente analise intimamente os aspectos que discutiremos a seguir.

tecnicas de como cuidar de bonsai dicas

Regar bonsai: uma das partes mais importantes do cultivo

Regar um bonsai é um dos mais importantes, se não o mais essencial, uma parte do cultivo dessas pequenas árvores. A irrigação e, portanto, a quantidade de água dependem do tipo de espécie que é o bonsai, de sua localização ou da época do ano.

Quando e de que forma devemos regar essas plantas?

Esta operação deve ser administrada quando se constata que a árvore precisa de água, ou seja, quando se percebe que o substrato está seco.

Deve ser regado, de forma abundante, até o fundo ficar totalmente úmido e até que a água saia pela drenagem.

Para isso, recomenda-se o uso de um regador com furos finos, esse tipo de utensílio evitará deslocar a planta e causar danos às folhas. Você deve regar desde o início, como mencionamos anteriormente.

Também é aconselhável borrifar a planta de vez em quando, já que dentro de casa fica sem o orvalho da manhã e acumula toneladas de poeira.

Localização, outro aspecto fundamental do desenvolvimento do bonsai

O local onde colocar o bonsai é de grande importância para que a árvore cresça de forma ideal. Antes de colocar o vaso, devemos ter certeza se a espécie de bonsai está fora ou se pode crescer dentro da mesma maneira.

Um bonsai não é nada mais que uma árvore pequena e, como suas irmãs maiores, precisa de muita luz solar (mesmo que não direta), ar, chuva (por isso é recomendado borrifar de vez em quando) e umidade:

Para as variedades que vão crescer no interior, recomenda-se colocá-las perto de janelas grandes e bem iluminadas, em locais frescos, longe de aparelhos que emitam calor.

Os bonsai ao ar livre localizam-se em terraços, varandas ou jardins que atendem às necessidades de sol, ar ou chuva já mencionadas.

Deve-se notar que em tempos de intenso calor, geada ou frio extremo, devemos protegê-los bem.

Fertilizando corretamente um bonsai

O bonsai, como todas as plantas, precisa de nutrientes para sobreviver. Por ser plantado em pequenos vasos, o fertilizante é um aspecto particularmente importante para estimular o crescimento da pequena árvore.

Quando você tem que fertilizar?

Deve ser fertilizado durante os períodos de maior crescimento, ou para colocá-lo de forma diferente, na primavera e no final do verão (nunca no inverno ou em calor extremo). Fertilize em pequenas quantidades, mas com freqüência.

Existem dois tipos de fertilizante, líquido (que se dissolve na água de irrigação) ou sólido (colocado sobre o solo do vaso).

A poda, a técnica que molda o bonsai

Com a poda daremos a forma que gostaríamos ao nosso bonsai. Consiste em cortar os ramos que consideramos inúteis ou defeituosos para regular as dimensões, o crescimento e fortalecer a árvore.

Não existe um momento perfeito para a poda, pois isso pode depender do tipo de espécie.

Agora que já aprendeu o básico e como cuidar de bonsai, encorajamos você a comprar um e aplicar todas as técnicas mencionadas nesse artigo. Boa sorte!

Veja Também: 8 Plantas com perfumes para o seu jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *