Skip to content
Amo Suculentas

Suculentas

Ao falar de Suculentas, surge geralmente uma pergunta clássica, ou seja, as pessoas frequentemente buscam resposta para: “o que são suculentas?”

As suculentas sem dúvida aumentam cada dia mais sua popularidade, embora muitas pessoas ainda não descobriram essas plantas incríveis.

Esse é um guia atualizado 2019, com todas as informações que você precisa saber sobre suculentas.

Suculentas despertam a curiosidade de muitas pessoas, talvez por sua versatilidade e diversidade.

Uma planta que possui mais de 20 mil especieis, sendo em sua grande maioria de fácil cultivo, bastando alguns cuidados básicos e atenção com alguns truques que disponibilizamos em nossa página.

Saiba tudo sobre Suculentas

Siga lendo nosso conteúdo completo e vai descobrir dentre os principais tópicos:

  1. O que são as plantas Suculentas?
  2. Qual a origem das Suculentas?
  3. Principais características das Suculentas
  4. Especieis e variedades de Suculentas
  5. Como cultivar as Suculentas
  6. Curiosidades das plantas Suculentas
  7. Onde comprar suculentas
Suculentas

O que são Suculentas?

A resposta poderia ser bem direta: Suculentas possuem esse nome devido ao fato de conseguir acumular água em suas folhas, de maneira que nenhuma outra planta conseguiria.

Mas vamos mais a fundo e concluir que as Suculentas podem de fato nos levar ao extremo da curiosidade. Isso nos faz analisar alguns fatores que incluem sua desenvoltura, bem como diferenças de qualquer outra planta.

Suculentas e a capacidade de reter água

As Suculentas possuem de fato essa incrível capacidade de acumular água, graças as suas raízes, talos e claro a seu grande segredo nas folhas, desenvolvidas de formato grosso que difere das plantas normais.

Com essa faceta adaptada pela natureza, as suculentas conseguem reter grande quantidade de liquidos, que facilita sua sobrevivencia em tempos prolongados.

Isso permite que essa planta viva em lugares áridos, onde outras especieis de plantas morreriam facilmente.

Qual a origem das Suculentas?

Não podemos afirmar a origem, mas com precisão as Suculentas tipicamente são cultivadas com maior incidência no continente africano.

Sua fama percorre o planeta e encontramos amantes das Suculentas em diversas partes. Desde Europa, Asia e obviamente devido ao clima propicio a América do Sul.

Suculentas no Brasil

O Brasil com toda certeza possui centenas e milhares de cultivadores de suculentas, que constantemente buscam informações e faz crescer essa verdadeira febre verde suculenta.

Suculentas: Principais características

Vamos aqui nesse artigo auxiliar para uma melhor compreensão do que são suculentas.

Como já falamos no inicio deste artigo, as plantas Suculentas definidamente formam um grupo de plantas impressionantes, que tem uma enorme capacidade de armazenamento de água em suas carnudas folhas.

Suculentas possuem folhas gordas

Dentre essas principais características, as Suculentas de modo bastante amplo possuem folhas que tendem a ser grossas, embora existam alguns gêneros e espécies com as folhas mais encorpadas que outras.

Suculentas possuem muitos aspectos diferenciados, sendo os mais chamativos a de sobreviver bem em climas secos, ainda o fato de não gostar de muita umidade.

A exemplo de qualquer outra planta, regar de maneira adequada sempre vai garantir o melhor desenvolvimento e floração das suculentas.

Embora necessitam de água para sobreviver, porem podem suportar longos períodos de seca, isso se logicamente tiver a água armazenada e nutrientes suficientes em suas folhas suculentas.

Em sua grande maioria, as suculentas preferem as temperaturas sejam mais quentes, pois infelizmente não tem uma boa resistência ao clima mais frio ou temperaturas excessivamente baixas.

Suculentas

Especieis e variedades de Suculentas

Ao tratarmos do assunto de variedades de Suculentas, devemos compreender que são mais de 20 mil especies, que poderia facilmente preencher milhares de paginas de um livro, se fossemos falar de cada uma delas.

Quando o assunto é especies de Suculentas, sempre nos deparamos com uma questão, que seria a confusão com os cactos.

Cactos são especies de suculentas

Afinal todas as suculentas são cactos? Todos os cactos são suculentas? Essas são perguntas que normalmente as pessoas fazem.

As suculentas realmente são confundidas com os cactos, por isso devemos esclarecer essa dúvida e afirmar que não são a mesma coisa.

Uma diferença bem clara e fácil de detectar seria que os cactos em geral, podem ser identificados pelo detalhe dos espinhos.

Embora devemos nos atentar que nem todas as espécies de cactos possuem espinhos. Já as Suculentas tem sua identidade fácil, basta notar as suas folhas bem “gordas”.

Mas devemos levar ainda em consideração que alguns tipos de suculentas mostram uma aparência de cactos. Dai talvez surjam essas controvérsias a respeito dos cactos.

Dentre essas milhares de especieis de suculentas, encontramos uma variedade de cores, tamanhos, exóticas e raras como:

Como cultivar as Suculentas

Aprender a manejar bem as Suculentas, ajudará no êxito do cultivo. Para tanto é preciso observar alguns truques, que podem aumentar a vida dessas plantas.

Há alguns tipos de suculentas como a sedums e sempervivums, que são capazes de aguentar um pouco mais a temperaturas abaixo de zero, embora ainda sejam melhores em temperaturas mais quentes.

Luz solar essencial para suculentas

A alteração da cor de suculentas ocorrem em muitos casos, devido aos extremos de temperaturas, sendo também devido à falta de água ou luz solar.

Por esse motivo que vemos Suculentas “corar”, ou aparecer com uma cor diferente por sofrerem esse tipo de choque, como receber mais luz solar do que deveria.

Suculentas

Curiosidades das Suculentas

As cores das suculentas estão dentre as muitas curiosidades, levando seus adeptos a busca de informações a respeito dessas peculiaridades.

A cor verde ou opaca pode aparecer em uma suculenta, isso por falta de luz solar. No caso de uma aparência totalmente corada, podem variar em cores de rosa , laranja e roxo para quase preto e vermelho .

A curiosa facilidade de propagação

Algo curioso que observamos e que eleva as qualidades das suculentas, seria sua incrível capacidade de se propagar facilmente.

Isso se nota em diversas espécies que possuem força de propagação, inclusive podendo cultivar novas plantas a partir de uma folha que caiu da planta.

Outro fato de curiosidade é por sinal a dúvida que paira na cabeça das pessoas: “Cactos são ou não suculentas? A resposta é que por definição eles são frequentemente referidos separadamente de outras suculentas.

As Suculentas incluem uma grande variedade de gêneros e espécies, onde encontramos cores, formas e texturas.

Geralmente quando a maioria das pessoas falam em suculentas, elas imaginam claro as belas Echeverias , Sempervivums, claro que todos esses são maravilhosos cactos, que por sinal são suculentas também.

Suculentas

No universo botânico as Suculentas também são conhecidas por plantas gordas. Isso por suas características de plantas que possuem algumas partes mais espessadas e carnudas.

As suculentas desenvolveram estas estruturas exatamente para reter água, já que são plantas originarias de climas áridos ou locais onde as condições do solo são secas.

Para traduzir na pratica a palavra “suculenta”, devemos olhar para o latin, onde encontramos a definição especifica de “sucus”, que representa “suco ou seiva”.

As Suculentas têm uma capacidade impressionante de armazenamento de água, devido as suas estruturas naturais, como por exemplo os caules e folhas.

O cultivo de suculentas como plantas ornamentais é bastante comum, devido a suas mais variadas aparências, em alguns casos bem raras e exóticas.

Suculentas

Neste variado e curioso mundo das plantas, existem aproximadamente 60 famílias de suculentas. Em algumas dessas famílias, a exemplo da Cactácea, Aizoaceae e Crassulaceae, podemos encontrar em sua maioria definidas como suculentas.

Em se tratando de ambientes das suculentas, onde suas principais vantagens está no fato de preservarem água, esse habitat em geral se encontram em áreas com altas temperaturas e com muito baixa pluviosidade.

As plantas Suculentas desenvolveram ao longo dos tempos uma enorme capacidade de sobreviver em terrenos com água limitada. Para isso conseguem absorver líquidos de névoas e orvalhos.

Algumas principais definições de Suculentas

Para termos uma exata definição das suculentas, basta refletir a respeito dessa resistência peculiar à seca. Suas folhas, caule ou raízes ganharam esse formato carnudo, no qual utiliza esse tecido para obter o armazenamento de água necessário.

Suculentas

As suculentas têm também definida como uma planta com caules grossos, carnudos e inchados onde suas folhas foram adaptadas para ambientes secos.

Existem uma leve diferença que precisa ser observada, onde a relação entre suculentas e geófitos, que são outros tipos de plantas que possuem características de sobrevivência a estações desfavoráveis. A exemplo disso citamos um botão em repouso em um órgão subterrâneo.

Para entender melhor esse comparativo podemos notar os bulbos, rebentos e tubérculos, que são frequentemente carnudos com tecidos preparados para armazenamento de água. Assim, se as raízes são incluídas na definição, muitos geófitos poderiam ter a classificação como suculentas.

Todas as plantas que possuem essa capacidade diferenciadas em sobreviver em ambientes secos, como suculentas, são consideradas xerófitos.

Embora não são todos os xerófitos definidos por suculentas, isso devido a existirem outras formas de se adaptar a uma escassez de água.

Onde comprar suculentas?

Por sua popularidade já é muito fácil encontrar Suculentas, seja em lojas especializadas, floriculturas, supermercados, lojas de presentes e até mesmo na internet.

Venda de suculentas online

Hoje basta digitar em grandes sites de compras online como Mercado Livre, ou Amazon que centenas de páginas se abrem diante do usuário.

Não podemos deixar de mencionar também as Suculentas artificiais, que estão dentre os itens mais buscados na hora de comprar. Servem de decoração em festas, empresas, casas e qualquer ambiente.