Skip to content
Amo Suculentas

Tipos de suculentas coloridas

Os tipos de suculentas coloridas são variados, dentre as mais de 22 mil espécies, podemos encontrar uma enorme quantidade.

Sem falar daquelas que já nascem coloridas, também tem algumas espécies que ficam bem coloridas quando recebem sol pleno.

Tipos de suculentas coloridas naturalmente

O interessante que a mesma plantinha, ao ser mantida à meia sombra ou em local com pouca luminosidade, perde totalmente seu colorido e fica verde.

Veja algumas variedades que preparamos para mostrar, bem como seus nomes científicos e como são conhecidas popularmente.

Lista com os tipos de suculentas coloridas

Sempervivum Rubi Vermelho (Galinha e Filhotes)

Tipos de suculentas coloridas- Sempervivum Rubi Vermelho - www.amosuculentas.com

Destacamos essa linda planta suculenta, Sempervivum ‘Red Rubin’, conhecida como Galinha e filhotes, um clássico dos tipos de suculentas coloridas.

Esse tipo de suculenta é perene, forma uma esteira, com grandes rosetas perenes de folhas carnudas em tons verde esmeralda, adornadas com pontas vermelhas.

Pode existir uma variação da cor, isso ocorre conforme a estação, podendo intensificar em temperaturas mais baixas, para uma exibição vistosa de outono ou inverno.

A roseta mãe (galinha), se espalha em todas as direções por hastes horizontais, formando assim alguns tipos de deslocamentos (filhotes).

Tipos de suculentas coloridas- Sempervivum Rubi Vermelho - www.amosuculentas.com

Cada folha desenvolverá raízes próprias e se tornará independente da planta principal, à medida que o corpo de conexão se esvai.

Geralmente na época do verão, um talo de floração espesso surge do centro da roseta da planta, ostenta vistosas flores rosa-claro estreladas.

Sempervivums são monocarpicos: morrem após a floração. No entanto, as compensações (ou “filhotes”) que elas produzem, geralmente compensam as perdas e preenchem as lacunas deixadas pelas rosetas mortas.

Aloe dorotheae (aloe do sol)

Tipos de suculentas coloridas- Aloe dorotheae (aloe do sol)  - www.amosuculentas.com

Uma suculenta incrivelmente atraente, o Aloe dorotheae (Sunset Aloe), tem caracteristicas de um verde perene e suculento.

Formando aglomerados de rosetas verdes brilhantes em tons claros, mas tornando-se vermelho brilhante em pleno sol.

As folhas carnudas e brilhantes são pontilhadas de branco e adornadas com dentes proeminentes ao longo de suas bordas.

No inverno, espigas de flores tubulares amarelo-esverdeadas, são carregadas em profusão acima da folhagem, iluminando o jardim de inverno.

Este Aloe é um dos tipos de suculentas coloridas que se multiplica prontamente, para formar uma colônia apertada.

Perfeito como cobertura de solo, em jardins suculentos com temas submarinos ou recipientes decorativos.

Agave victoriae-reginae (Rainha Victoria Century Plant)

Tipos de suculentas coloridas- Agave victoriae-reginae (Rainha Victoria Century Plant)  - www.amosuculentas.com

Com seu estilo bastante atrativo, a premiada Agave victoriae-reginae é uma suculenta perene possuindo uma linda roseta, perfeitamente esférica e solitária de folhas verdes escuras espessas, lisas e sem espinhas.

Cada folha é adornada com margens brancas quase “pintadas à mão” e uma pequena coluna terminal.

Embora infrequentes, plantas maduras (com mais de 10 anos) florescem apenas uma vez.

Eles são cobertos com um magnífico pico de floração que pode atingir 5m e possui densos cachos de flores brancas-cremosas.

A roseta florida morre após a floração e terá que ser substituída, como geralmente não é compensada.

Muito lento crescimento, uma formidável dos tipos de suculentas coloridas, a Agave é ótimo para fronteiras ensolaradas ou contêineres.

Echeveria nodulosa (Echeveria pintado)

Tipos de suculentas coloridas- Echeveria nodulosa (Echeveria pintado)   - www.amosuculentas.com

Muito atraente, a Echeveria nodulosa (Echeveria Pintada) é uma suculenta perene fascinante formando rosetas largas de 12 cm de folhas verdes carnudas, pontiagudas, côncavas, adornadas com marcas vermelhas vívidas nas margens e na metade da folha.

No verão, um espigão de 60 cm de altura, com flores amarelas pálidas com marcas vermelhas rosadas, emerge acima das rosetas.

Como a Sempervivum, esta Echeveria forma uma roseta central de folhagem cercada por muitas compensações. Uma ótima opção para jardins ensolarados ou contêineres.

Crassula ovata (planta de jade)

Tipos de suculentas coloridas- Crassula ovata (planta de jade)  - www.amosuculentas.com

Uma das suculentas mais cultivadas, a Crassula ovata (Planta de Jade) é um subarbusto perene com folhas verde-escuras polidas e arredondadas, muitas vezes adornadas com bordas vermelhas.

A coloração da ponta é mais intensa em pleno sol. Aglomerados de pequenas flores estreladas brancas ou pálidas florescem em profusão ao cair na primavera.

Esta planta de Jade faz um arbusto muito bonito e espesso. À medida que envelhece, o robusto tronco cinzento e os membros robustos tornam-se maciços e grossos e assumem a aparência de uma árvore em miniatura. Uma ótima opção para jardins de pedras ou contêineres.

Echeveria ‘Príncipe Negro’

Tipos de suculentas coloridas-Echeveria 'Príncipe Negro'  - www.amosuculentas.com

Com seu charme distinto, Echeveria ‘Black Prince’ é uma suculenta evergreen formando rosetas marcantes, 3 polegadas em toda (7 cm), repleto de carnuda, pontas, quase preto folhas que cercam um centro verde brilhante.

No outono e no inverno, ele cria ramos de folhas cobertos com notáveis aglomerados de flores vermelhas escarlates.

Lento crescimento, esta muito popular Echeveria compensa prontamente e é uma ótima opção para jardins de pedras, telhados verdes ou recipientes.

Graptoveria ‘Fred Ives’

Tipos de suculentas coloridas-Graptoveria 'Fred Ives'   - www.amosuculentas.com

Graptoveria ‘Fred Ives’ é uma incrivelmente bonita, se destaca entre os tipos de suculentas coloridas, formando aglomerados de grandes rosetas com 30 cm de folhas de bronze pontudo, adornadas com tons de rosa.

Dependendo das estações do ano, temperatura e exposição ao sol, as rosetas podem misturar tons de azul, verde-azulado, salmão, coral ou amarelo.

Nascida em um caule robusto e curto, essa planta produz de 30 a 60 cm de comprimento, arqueando inflorescências com flores amarelo-pálido e centros vermelho-laranja no verão.

Vigoroso e perdoador, “Fred Ives” é o resultado de um cruzamento entre Graptopetalum paraguayense e Echeveria gibbiflora. Ele compensa prontamente e acabará por criar um tapete de flores agradável. É altamente valorizada pela sua incrível cor e beleza.

Echeveria harmsii (Echeveria Vermelha)

Tipos de suculentas coloridas-Echeveria harmsii (Echeveria Vermelha)   - www.amosuculentas.com

Uma espécie de floração particularmente vistosa, Echeveria harmsii (Echeveria Vermelha) é um subarbusto suculento que forma pequenas rosetas de folhas carnudas, estreitas, verde-escuras e veludo-plush adornadas com bordas vermelhas.

Na primavera, ele envia hastes floridas com grandes flores alaranjadas brilhantes em forma de urna com gargantas douradas que são altamente atraentes para os beija-flores.

Cultivada pela beleza de suas flores, e não por sua folhagem colorida, esta Echeveria ocasionalmente se desloca e forma uma pequena colônia.

Cultivada pela beleza de suas flores, e não por sua folhagem colorida, uma ótima opção para jardins ensolarados ou contêineres.


Veja também: O Segredo de Como Fazer Suculentas Coloridas


SE GOSTOU DESSE ARTIGO, SOLICITAMOS QUE COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NAS REDES SOCIAIS!