Skip to content
Amo Suculentas

Tipos de Suculentas

amosuculentas.com - tipos de suculentas

Tipos de Suculentas e nomes

Se você cultiva essas plantinhas já sabe que são bem poucas as plantas que possuem algum tipo de nome popular.

A maior parte delas são as suculentas de nomes científicos, sendo bastante misterioso os verdadeiros nomes de suculentas.

Por isso muitas vezes necessitamos recorrer à essa identificação científica para diferenciá-las umas das outras. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil.

Por isso montei este guia que pode vir a facilitar a sua vida, separados por gênero em ordem alfabética, incluindo suculentas raras.

Apresentamos também uma breve descrição sobre cada gênero e apontamos a identificação de espécies de suculentas mais comuns no cultivo, das que se planta em mini jardins as suculentas pendentes.

Adromishus

Adromishus - amosuculentas.com
Faça lembrancinhas com SUCULENTAS e tenha RENDA EXTRA! Click aqui!

GUIA COMPLETO para montar seu próprio negócio de SUCULENTAS!

Tipos de Suculentas - Adromishus - amosuculentas.com

As plantas desse gênero possuem caules muito curtos a suas folhas normalmente possui formas triangulares.

São folhas grossas e inchadas muitas vezes apresentando bordas arredondadas. Além disso as folhas são de uma coloração verde bem variável e às vezes apresentam algumas manchas.

Aeonium

Tipos de Suculentas - Aeonium - amosuculentas.com

Nosso próximo destaque de tipos de suculentas é um pouco mais conhecido ou Aeonium, as folhas dessa suculenta são tipicamente dispostas sobre um caule basal, formando uma quantidade densa de rosetas espalhadas.

Tipos de suculentas coloridas: Clique aqui!

Uma característica que distingue muito bem esse gênero são as suas flores, pois essas possuem pétalas livres que são divididas em seis ou 12 seções.

Além disso cada Roseta produz uma inflorescência central apenas uma vez e depois morre. Embora normalmente ela se ramifica ou se desloque para produzir mais rosetas.

Saiba mais sobre as Suculentas Aeonium, em nosso artigo dedicado especialmente a essa planta: Click aqui!

Agave

Tipos de Suculentas - Agave - amosuculentas.com

As suculentas do gênero Agave são normalmente encontradas como plantas ornamentais.

Geralmente são plantas grandes de folhas grossas e carnudos sendo, que a maioria das espécies possuem uma ponta afiada em suas folhas.

O tronco robusto geralmente curto, com suas folhas brotando aparentemente da raiz da Roseta é monocrática e cresce lentamente para florescer apenas uma vez.

A maioria das espécies do gênero Aloe, possuem uma roseta de folhas grandes, muitas espécies parecem não ter tronco com a Roseta crescendo diretamente ao nível do solo.

Já há outras variedades que podem ter um caule ramificado ou não de onde crescem as suas folhas.

A sua coloração pode variar desde um cinza escuro a um verde claro e às vezes se podendo apresentar listras ou manchas e suas flores são tubulares, densamente agrupadas e pendentes variando a coloração do amarelo ao vermelho.

Cotilédon

Tipos de Suculentas - Cotiledon - amosuculentas.com

Nosso próximo gênero é o Cotilédon, são suculentas que crescem formando geralmente pequenos arbustos apresentando um caule canudo e frágil, com a presença de folhas por todo o caule.

Um detalhe interessante é que as suas folhas são opostas, os pares de folhas são orientados a 90 graus em relação aos pares precedentes e seguintes.

Crassula

Tipos de Suculentas - Crassula - amosuculentas.com

Chegamos então a um gênero bem grande e diversificado. O Crassula, esse é um gênero bem confuso e muito variado em tamanhos e formas.

Normalmente o caule dessa suculenta e levemente carnuda podendo crescer de forma ascendente ou caída assim como o gênero cotilédones.

Suas folhas também são opostas crescendo um par para cada lado sequencialmente. Além disso as folhas podem ser cilíndricas planas ou semi-suculentas.

As plantas do gênero de Delospermas são caracterizados por produzirem belas flores no verão, sendo que essas possuem uma ampla variedade de cores e tonalidades.

Suas folhas possuem uma forma cilíndrica e às vezes achatada.

Echeveria

Tipos de Suculentas - Echeveria - amosuculentas.com

Chegamos então ao gênero que eu acredito que seja o mais famoso entre as suculentas o Echeveria.

São muito conhecidas como rosas de pedra pois a maioria das espécies apresenta um formato muito parecido com o de uma rosa.

Apresentam também uma assimetria muito grande entre suas pétalas,o que ainda chamam bastante atenção.

Veja nosso artigo especializado em Echeveria Elegans, curiosidades sobre a “Bola de Neve Mexicana”.

Esse é um gênero com uma ampla variedade de espécies e além disso é muito comum no cultivo a presença de espécies hibridas.

As suas folhas são carnudos geralmente largas e podem apresentar em superfície cor rosa aveludada, ou pouco virulenta e em muitas espécies suas bordas podem ficar avermelhadas, sob a luz solar intensa.

Fonte Informação:
http://youngsgardenshop.com/blog/echeveria-care-guide/

Mais uma das características bem marcante dessa suculenta é a coloração de suas folhas.

Podem variar desde tonalidades mais claras às mais escuras possíveis, sendo por esses e outros motivos que esse grupo de suculentas é um dos mais populares no cultivo.

Por isso resolvi trazer uma grande quantidade de espécies identificados.

Euphorbia

Tipos de Suculentas - Euphorbia - amosuculentas.com

Chegamos então ao gênero Euphorbia, muito grande e abrangente.

Tem cerca de mais de duas mil espécies que variam desde pequenas plantas até grandes árvores, são comumente usadas como plantas ornamentais devido principalmente às suas belas formas e a sua resistência à seca e ao calor.

Tipos de Suculentas - Euphorbia - amosuculentas.com

Aliás o seu formato é muito parecido com o dos cactos, sendo então comumente confundidas, mas apresentam características bem distintas, como uma seiva leitosa branca semelhante ao látex e estruturas florais incomuns e únicas.

Falcaria

Tipos de Suculentas - Falcaria - amosuculentas.com

Agora apresento o gênero Falcaria, ainda não muito comum no cultivo, com diversas plantas pequenas com folhas triangulares espessas nas bordas, com pequenos dentes dispostas em pares opostos.

Geralmente apresentam uma coloração verde clara, ficando roxa se expostas ao sol forte.

Gasteria

Tipos de Suculentas - Gasteria - amosuculentas.com

O gênero Gasteria, essa suculenta são facilmente reconhecidas pelas suas folhas grossas suturas em forma de língua, as suas folhas são geralmente produzidas de uma forma linear.

Essa e muitas vezes uma superfície plana ser rosa provida de manchas brancas ou verrucosas e as suas bordas podem gerar bordas arredondadas geralmente com uma ponta aguda.

Graptopetalum

Tipos de Suculentas - Graptopetalum - amosuculentas.com

Nosso próximo gênero é o Graptopetalum. Esse é um gênero muito diversificado que não formam um agrupamento característico entre as espécies.

Geralmente são plantas baixas em formas e rosetas que podem formar pequenos arbustos e galhos pendentes, mas a principal distinção do gênero são as suas flores, que possuem suas pétalas pequenos pontos ou linhas superficiais escuras, ou avermelhadas.

O gênero conhecido como o grupo Graptosedum, na verdade um cruzamento hibrido entre gêneros grapitopetalum e Sedum, por isso as suas características principais remetem a esses dois gêneros.

Geralmente são plantas de folhas carnudos que formam pequenos arbustos e apresentam uma bela variação de tonalidade expostas ao sol.

Graptoveria

Tipos de Suculentas - Graptoveria - amosuculentas.com

O gênero Graptoveria, também é resultado de um cruzamento híbrido entre gêneros, que no caso seria o gênero Graptopetalum e Echeveria.

De uma maneira geral são plantas muito suculentas e folhas grossas e tronco robusto. Também é comum a formação de inúmeras rosetas. Geralmente são plantas muito resistentes.

Havorthia

Tipos de Suculentas - Havorthia - amosuculentas.com

Outro gênero muito comum do coletivo o chamado à Havorthia,  são geralmente pequenas plantas suculentas que crescem muitas vezes sem a formação de um tronco.

Muitas espécies têm folhas firmes duras e carnudos, geralmente com uma coloração verde escura, enquanto que outras possui folhas macias, contendo as chamadas janelas foliares.

Que são como painéis translúcidos, através dos quais a luz do sol pode alcançar tecidos fotossintéticos internos.

Outra característica marcante dentro do gênero é a sua inflorescência, onde as hastes podem alcançar até 50 centímetros de altura, são formadas por suas pequenas flores geralmente brancas.

Além disso as plantas podem crescer de forma solitária ou formar pequenas moitas.

Huernia

Tipos de Suculentas - Huernia - amosuculentas.com

Outro tipo de suculentas Huernia, este é bem interessante por se tratar de uma planta suculenta de caule, por esse aspecto é muito confundido com outros gêneros.

Por isso as características mais marcantes para a distinção do gênero estão em suas flores, que nessas possuem cinco lóbulos.

Geralmente um pouco formuladas em forma de sino, enquanto que suas pétalas adquirem um formato de estrela.

Muitas vezes as suas flores podem apresentar listras em cores e tons contrastantes, enquanto que algumas podem ser brilhantes.

Kallanchoe

Tipos de Suculentas - Kallanchoe - amosuculentas.com

Um outro gênero bem conhecido por Kallanchoe. A maioria dessas plantas suculentas crescem em forma de arbustos, sendo que pode atingir até 6 metros de altura.

A maioria das espécies não passam de um metro de altura. Suas folhas são geralmente opostas e conectadas numa base em suas bordas e podem ser inteiras, às vezes produz mudas ao longo das bordas das folhas.

Veja Também tudo sobre Aloe Vera e outros tipos de suculentas desse gênero: Click Aqui!

Mas uma das características mais marcantes desse gênero são as suas flores, a sua inflorescência normalmente se dá através de longas horas onde são formados inúmeros cachos de flores em formato tubular.

Esse gênero bem abrangente composto por mais de 127 tipos, por isso procurei elencar as mais conhecidas aqui.

Monadenium

Tipos de Suculentas - Monadenium - amosuculentas.com

O Monadenium, um gênero que é ainda pouco difundido pelo cultivo e está intrinsecamente relacionado e caracterizado por se tratar de uma suculenta de caule, onde as espécies variam em forma e tamanho.

Geralmente apresentando folhas decíduas ao longo de seu crescimento. Uma outra característica importante é a sua estrutura floral e se apresenta em forma de gandula única.

Órbea

Tipos de Suculentas - orbea - amosuculentas.com

O próximo gênero é o Órbea. Esse já é bem mais conhecido e  são plantas suculentas perenes e sem folhas que formam aglomerados compactos e difusos.

Normalmente ele se ramifica a partir da base e muitas vezes surgem através de raízes.

Suas hastes crescem de forma ereta ou prostrada e muitas vezes exibem uma natureza rasteira. Geralmente apresentam projeções bem desenvolvidas semelhantes a dentes que crescem ao longo de seu caule.

Muitas vezes apresentam manchas marrons arroxeada especialmente distintas quando expostas ao sol.

Orostachys

Tipos de Suculentas - Orostachys - amosuculentas.com

Um pequeno gênero de plantas suculentas é o Orostachys, são nativas da Ásia. Essas tem pequenas folhas suculentas dispostas em forma de rosetas, variam de forma ovalada para lineares.

As suas raízes são fibrosas e não tem rizoma e o seu caule florido solitário se origina no centro da Roseta no segundo ano, as folhas do caule são alternadas.

Apresenta numerosas rosetas monocárpicas tendo uma forma distinta no inverno e outra no verão. A sua inflorescência ocorre denso e muito florido.

Oscularia

Tipos de Suculentas - Oscularia - amosuculentas.com

O nosso próximo gênero Oscularia é reconhecido facilmente pelo formato estranho, onde suas folhas normalmente são triangulares em seção transversal.

Podendo ter forma de foice clavícula ou bulca.Em algumas espécies as folhas apresentam uma aparência de folha dentada.

Outra característica importante são as flores, em forma de margaridas que são abundantes de cor rosa ou branco.

Othonna

Tipos de Suculentas - Othonna - amosuculentas.com

Mais um gênero é o Othonna, que tem uma espécie bem conhecida popularmente como colar de Rubins.

São espécies muito diversificados podendo apresentar folhas longas proporcionalmente inchados, ou suculentas anãs compactas e com ramos curtos, enquanto que outras espécies podem crescer em forma de arbusto.

Mais um gênero Pachyphytum. São plantas suculentas da família das Crassulaceas nativo do México e apresenta folhas carnudos assim como as Echeverias.

Seu nome deriva do grego e significa planta grossa e chama atenção formando belas Roseta sem hastes, apresentando uma ampla gama de cores podendo ser verde e azul.

A floração pendente geralmente apresenta cinco pétalas e a floração pode ocorrer da primavera até o outono.

Pachyveria

Tipos de Suculentas - Pachyveria - amosuculentas.com

O nosso próximo tipo de suculentas é Pachyveria, uma suculenta híbrida resultado do cruzamento entre Pachyphytum e Echeveria.

Muitas vezes apresenta folhas carnuda achatadas e curvadas, uma bela tonalidade de cores, entre o cinza azulado púrpura, mas acima de tudo são plantas que chamam a atenção pela bela formação de suas rosetas.

Pleiospilos

Tipos de Suculentas - Pleiospilos - amosuculentas.com

O gênero que apresentamos agora é o Pleiospilos, pouco desconhecido no cultivo.

Essas plantas suculentas geralmente apresentam duas ou quatro folhas. São muito carnosas com uma coloração verde acinzentada, onde crescem a partir de um caule curto que pode ser subterrâneo.

Sua forma hemisférica e de textura como a de um caroço, Muitas vezes se assemelham a uma pilha de pedras e suas flores emergem do centro das folhas, podendo ser maiores que a planta em si e com belas tonalidades.

Portulaca

Tipos de Suculentas - Portulaca - amosuculentas.com

O próximo gênero é o Portulaca, bem conhecido pelas suas flores chamadas de 11 horas.

Esse gênero pertence à família das Portulacácias, apresentando como característica plantas pequenas e carnudos, com caules processados muitas vezes avermelhados.

Suas folhas apresentam forma de colher e as flores se abrem com a luz do sol. Daí derivou seu nome 11 horas.

Tem pouquíssimas espécies, sendo que no cultivo o seu destaque por inúmeras variedades dentro da espécie.

Essas são plantas facilmente reconhecidas pelo seu formato de arbusto ou de uma árvore pequena bem similar à planta de jardim.

Mas não vamos confundir, pois a parte sul da calha apresenta folhas pequenas e redondas e tem um crescimento bem compacto e ainda apresenta ramificações bem enfileiradas.

Rhipsalys

Tipos de Suculentas - Rhipsalys - amosuculentas.com

O gênero Rhipsalys é uma planta suculenta epífita da família das Kaquitáxis e a sua morfologia é muito variável.

As plantas podem crescer pendentes na vertical ou listradas. Existem três formas principais de troncos, que pode ser cilíndrico angular ou achatado.

A espessura do caule varia muito entre as espécies podendo ser bem grossos ou muito finos.

Na maioria das espécies os espinhos estão ausentes ou ocorrem somente na fase juvenil.

Suas flores geralmente são pequenas com cerca de um centímetro de diâmetro normalmente com uma coloração branca ou amarelada.

Sanseviera

Tipos de Suculentas - Sanseviera - amosuculentas.com

Outro gênero de suculentas é o Sanseviera, que é bem conhecido pelas pontas de lança de São Jorge e espada de São Jorge.

Essas suculentas crescem geralmente formando grandes aglomerados. As suas folhas são tipicamente dispostas ao redor do ponto de crescimento.

Existe uma grande variação no formato de suas folhas, sendo divididas em duas categorias básicas:

As de folhas duras e as de folhas moles, normalmente as de folhas duras são mais grossas suculentas e cilíndricas se originando de climas áridos.

Enquanto que a de folhas moles, são mais finas e largas se originando de climas tropicais.

Shlumbergera

Tipos de Suculentas - Shlumbergera - amosuculentas.com

Um outro gênero que não poderia ficar de fora é o da Shlumbergera, mais conhecido como Flor de Maio.

Curiosamente este é um pequeno gênero de cactos epífitas encontrados na região da Serra do Mar, aqui no Brasil.

Apresenta um caule semelhante a folhas unidas umas às outras e suas belas flores surgem em suas articulações nas pontas das hastes.

Sedeveria

Tipos de Suculentas - Sedeveria  - amosuculentas.com

O gênero Sedeveria, são plantas suculentas híbridas resultado do cruzamento entre Sedum e Echeveria, plantas que apresentam características bem comuns entre esses dois gêneros.

São geralmente suculentas que crescem em forma de pequenos arbustos que se ramifica ou na base e com numerosas folhas espalhadas de forma espiral, ou de uma roseta mal formada.

Suas folhas normalmente são ovalada com uma superfície côncava sendo a sua base grossa e o seu ápice agudo.

Sedum

Tipos de Suculentas - Sedum  - amosuculentas.com

O nosso próximo gênero já é bem conhecido no cultivo que é o Sedum.

Esse é um grande gênero de plantas suculentas da família das Crassulaceas, sendo que já foram descritas mais de 600 espécies conhecidas.

Essas plantas variam desde pequenas ervas rastejantes, até avulsas de médio porte.

Sedum normalmente tem caules grossos e folhas bem suculenta, suas folhas geralmente são pequenas e sobrepostas com uma ampla variedade de cores.

Mais uma de suas principais características fica por conta de suas flores, que possuem geralmente cinco pétalas, raramente quatro ou seis, sendo tipicamente duas vezes mais estames do que pétalas.

Além disso a sua floração se assemelha fisicamente a uma cabeça de brócolis e as suas flores ainda possuem uma ampla variedade de cores, como o branco, rosa, amarelo e vermelho.

A coloração também se destaca entre as folhas, que podem variar desde um verde claro ou rosado a um roxo mais profundo.

Sempervivum

Tipos de Suculentas - Sempervivum  - amosuculentas.com

Um dos tipos de suculentas bastante interessante é o Sempervivum, ainda não é tão comum no cultivo.

Compreende cerca de 40 espécies de plantas dentro da família das Crassulaceas, um gênero de suculentas que é facilmente reconhecido devido principalmente às características similares entre suas espécies.

E como os membros deste gênero são muito semelhantes entre si, a distinção entre as espécies fica mais complicada, como consequência disso muitas subespécies e variedades foram descritas.

Tendo também como consequência uma alta frequência hibridos naturais neste gênero e de uma maneira geral, são suculentas que apresentam folhas espessas e carnudos dispostas em forma de roseta.

Normalmente apresentam um baixo crescimento e produzem inúmeras mudinhas ou compensações ao redor da planta mãe.

Suas flores também chamam a atenção tendo um formato de estrela e possuindo de 8 a 16 pétalas.

Tipicamente nas cores rosa e vermelho e em algumas poucas espécies de amarelo pálido.

Senecio

Tipos de Suculentas - Senecio  - amosuculentas.com

O Senecio é mais um gênero bem conhecido no cultivo e bastante abrangente de suculentas, compondo mais de 1200 espécies.

Vale lembrar que esse é um gênero pertencente à família das Asteracias, que compõem as famosas margaridas e por isso as suas flores adquirem uma característica bem parecida.

Muitas vezes forma um buquê amarelo de flores. As flores vermelhas brancas roxas e verdes também são conhecidos.

Esse também é um gênero muito variado em sua forma de crescimento, podendo na forma de ervas e bolsas ou até mesmo pequenas árvores.

Além disso as suas folhas e caule são bem variados em forma tamanho e espessura, muitas vezes formando grandes aglomerados que se ramifica a partir de sua base.

Stapelia

Tipos de Suculentas - Stapelia   - amosuculentas.com

O gênero Stapelia tem plantas suculentas de caule de baixo crescimento, que é notavelmente distinguível através de suas grandes flores, que podem atingir até 41 centímetros de diâmetro quando abertas.

Possuem um formato característico de estrela, além de serem visivelmente peludas e gerarem um odor de carne podre ao florescer. Em tais odores servem para atrair polinizadores especializados como é o caso das moscas.

Eles frequentemente põem ovos ao redor das colônias das flores. Fora isso as suas flores possuem hastes grossas muitas vezes coloridas ou cobertas de excrescências e muitas delas possuem marcas roxas vermelhas ou amarelas.

Suculenta Orelha de Shrek

amosuculentas.com - Orelha de Shrek

O motivo para tal nome de suculentas dessa espécie esta na cara, aliás na orelha!

Veja Também: Os tipos de suculentas coloridas


SE GOSTOU DESSE ARTIGO, SOLICITAMOS QUE COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NAS REDES SOCIAIS.