Skip to content
Amo Suculentas

20 tipos de suculentas mais comuns

Vamos falar dos tipos de suculentas mais populares como rabo de burro, cientificamente conhecida por sedum morganianum. Além de outras mais, a exemplo da Planta de Jade, Rosa Negra e planta zebra.

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas
Conheça os 20 tipos de Suculentas mais populares

A verdade que é muito fácil ultimamente comentar sobre as suculentas, pois definitivamente estão mesmo na moda, ou seja, são vistas em tudo por aí, desde jardins, terrarios e em diversos ambientes.

Tipos de Suculentas populares

Realmente as suculentas são plantas que caíram no gosto popular, a prova disso é que se pode vê-las até em cerimonias de casamento, ou mesmo na sala de espera do consultório médico.

Suculentas são um tipo de planta que vive muito bem em climas secos. Essa vantagem é exatamente devido a maioria das suculentas, serem de origem de áreas da África ou da América Central, onde é quente e tem pouca umidade.

Sua grande capacidade de armazenamento de água em suas folhas, permitem que possam suportar longas horas ao sol e com necessidade de pouca rega.

Com muita facilidade de manutenção e sua prolongada existência, são principais motivos para tanta gente gostar dessas plantas.

Suculentas são ideais para quem não dispõe de tempo

Tudo isso tem feito das suculentas as prediletas para pessoas que trabalham o dia todo, ou ainda aquelas que viajam bastante e não dispõe de tempo suficiente, para dar atenção especial a essas plantas.

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas
Tipos de Suculentas

Os mais diversos tipos de suculentas se tornam opção viável, para jardins e também dentro de casa.

Os tipos de suculentas são bastante extensos, sendo que a maioria pode ficar muito bem nos cantos de escritórios, salas de visitas e onde sua imaginação puder chegar.

Suculentas necessitam de pelo menos cuidados básicos

Mas tome os cuidados básicos necessários, pois apesar de terem essa resistência favorável a seca, as suculentas têm alguns segredos que precisam ser observados.

Vamos facilitar com valiosas dicas para que possa compreender, aprendendo a respeito dos diferentes tipos de suculentas, afim de ter sucesso no cultivo dessas plantas.

Preparamos uma lista bem detalhada, onde colocamos as variedades internas e externas, com objetivo de auxiliar em sua tarefa de cuidados com suculentas.

Conheça os 10 tipos de suculentas ideais para cultivo em interiores

Essa popularidade e ao mesmo tempo modernidade das suculentas, tem um porquê. Isso certamente se dá devido a vantagem de serem cultivadas de maneira isolada, mas também pela diversidade que combina com outros tipos de plantas.

Conheça os 10 tipos de suculentas ideais para cultivo em interiores
10 Tipos de Suculentas para cultivar em interiores

Sua diversidade de formatos além das cores variadas, explicam o fato de estarem bem no gosto das pessoas. Praticamente uma suculenta se encaixa em qualquer lugar, basta usar a criatividade e bom gosto.

Uma dica que deixamos aqui é que as suculentas de interior, são plantas que podem crescer bem suportando temperaturas, se forem cultivadas em ambientes onde a planta esteja seca, além de pouca umidade.

Muito embora as suculentas adoram a luz solar, mas podem ter fácil aceitação em níveis mais baixos de luz. Esse detalhe faz das suculentas ótimas para decoração em casas.

Agora vamos mostrar conforme prometido, os 10 tipos de suculentas indicados para ambientes internos:

Planta de jade ( crassula ovata)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-jade-crassula-ovata

A primeira delas é a conhecida Planta de Jade, muito parecida com um bonsai, principalmente a maneira de seus formato e crescimento, como também nos cuidados.

Uma característica destacada nesse tipo de suculenta, seria o tronco que é bastante grosso, seus ramos transbordam e se tornam semelhante a uma pequena arvore.

Outro detalhe da suculenta Jade, que tem folhas grossas, brilhantes, verde-escuras que crescem em uma forma oval.

Existem alguns tipos dessa suculenta Jade, que crescem em tonalidade avermelhada, bem na parte da ponta.

Algumas variedades da planta de jade desenvolvem uma cor vermelha na ponta da folha. Uma vez que a planta amadurece e as condições estão certas, a planta

Ao amadurecer surgem lindas flores nas cores branca e rosas, com formato de uma estrela.

Aloe Vera ( aloe vera)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-suculenta-aloe-vera

As utilidades medicinais da Aloe vera, fazem dessa planta uma das mais populares. Sendo na maioria dos casos, cultivada em climas tropicais onde se adapta melhor.

Usada bastante no alivio de queimaduras e outros tipos de feridas, esse tipo de suculenta é boa recomendação para ter em sua casa.

Na grande maioria das composições de pomadas, indicadas para tratar queimaduras, loções de pele, bebidas e cosméticos são encontrados substancias de Aloe.

Com finalidade em decorações, essa suculenta pode ser cultivada como uma planta de ambiente interno.

Destaque da Aloe são as suas folhas bem grossas em geral pontiagudas de cor verde-cinza.

Planta Panda ( kalanchoe tomentosa)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-panda-kalanchoe-tomentosa

A planta panda é um dos tipos mais interessantes de suculentas em ambientes fechados por causa de suas folhas pequenas e difusas.

A aparência aveludada de suas folhas e marcas vermelhas acastanhadas em suas bordas é o que lhe valeu o nome da planta panda.

Eles podem viver por muitos anos dentro de casa e, embora esse tipo de suculenta possa florescer nas circunstâncias certas, isso raramente acontece.

Por causa do pequeno tamanho e textura macia da planta panda, ela fica ótima em quartos infantis ou em plantadores suspensos.

Cacto de Almofada ( mammillaria crinita)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-cacto-almofada-mammillaria-crinita

Esse cacto é também conhecido por cacto de almofada com alfinetes, uma variedade de cactos que tem pontas pontiagudas cobrindo seu exterior.

É nativo do México, mas também foi encontrado em algumas áreas do sudoeste dos Estados Unidos.

Esta suculenta pertence à família das mamilárias, que consiste em mais de 250 espécies de cactos.

A palavra latina mammillaria significa “mamilo” e refere-se às características de tubo que se projetam para fora de seu exterior.

A almofada de alfinetes é um cacto em miniatura, que geralmente não cresce mais do que seis polegadas e produz flores vibrantes que adicionam uma vibração do deserto à sua casa.

Rabo de Burro ( sedum morganianum)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-rabo-de-burro-sedum-morganianum

A suculenta rabo de burro é um tipo de planta muito fácil para cultivar. Sendo uma das preferidas para ter em casa.

A Rabo do burro é chamada por esse típico nome, devido sua grande potencialidade de crescimento, onde pode crescer e estender seus ramos, que facilmente lembra o rabo de um burro.

Sendo mais aconselhável cultivar esse tipo de suculenta dentro de casa, usando um vaso que seja de bom dreno.

Coroa de Espinhos ( euphorbia milii)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-coroa-de-espinhos-euphorbia-milii

A suculenta coroa de espinhos é muito indicada para casa, adaptando-se a interiores que estejam secos além da temperatura deve ser ambiente.

Com intuito de conseguir melhores resultados, mantenha essa planta próximo de janelas, afim de que a mesma seja exposta a luz solar por pelo menos três horas diárias.

A coroa de espinhos é uma planta leniente, ou seja, na parte que se refere a tendência de perder água. Por isso tenha o cuidado de efetuar a rega, mas também observar a terra se está totalmente seca.

Existe uma tradição tailandesa, que se refere a Coroa de espinhos como sendo planta da sorte. De acordo com a quantidade de suas flores, o futuro da pessoa que cultiva.

Blossfeldiana Flamejante ( kalanchoe blossfeldiana)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-Blossfeldiana-Flamejante-kalanchoe

A Blossfeldiana Flamejante é uma planta comum, nativa de Madagascar. Esse tipo de suculenta prefere temperaturas de 60 a 85 graus e é extremamente sensível ao frio, por isso é mais adequado para interiores.

A Blossfeldiana cresce melhor em panelas de barro que têm buracos no fundo para drenagem. Elas preferem áreas bem iluminadas e produzem mais gemas e flores quando recebem oito a dez horas de sol por dia.

No final do outono e início do inverno, esta suculenta produz botões com quatro pétalas, que podem ser uma variedade de cores de vermelho escuro para ouro e branco. Parece ótimo como uma peça central de mesa ou uma planta de mesa.

Roseum ( sedum spurium)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-roseum

A planta de roseum é uma suculenta de baixo crescimento que tem apenas cerca de quatro a seis centímetros de altura.

Essa planta cresce rápido e funciona muito bem em contêineres ou plantadores em um peitoril da janela.

No verão, a roseum desenvolve aglomerados de flores estelares de cor rosa claro, que podem adicionar um toque de cor à decoração da sua casa.

Também pode adicionar textura a um arranjo floral. Esta suculenta prefere pleno sol a sombra parcial, por isso recomendamos colocá-lo em uma janela que recebe uma quantidade razoável de luz.

Planta de Cobra ( sansevieria trifasciata)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-de-cobra-sansevieria-trifasciata

Nativo da África Ocidental, a planta da serpente é uma das plantas mais fáceis de cultivar.

Ele pode ser negligenciado por longos períodos de tempo e ainda manter sua aparência fresca.

Esta planta tem folhas longas e variegadas em diferentes tons de verde. É um dos tipos mais tolerantes de suculentas indoor e pode sobreviver em salas com pouca luz e pouca água.

Uma pesquisa da NASA diz que esta planta pode melhorar a qualidade do ar em sua casa, removendo toxinas e poluentes enquanto você dorme!

Planta zebra ( haworthia fasciata)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-zebra-haworthia-fasciata

Com sua capacidade de crescimento ate seis centimentros tanto de altura e largura, a planta zebra tem uma vantagem de não ocupar tanto espaço.

Também essa suculenta é de fácil cuidado, sendo muito bem utilizada na decoração de casa, por exemplo.

Esse nome bastante peculiar não é muito complicado de se entender. Devido a essas listras brancas em suas folhas, é chamada dessa maneira.

Suas raízes são bastante superficiais, seu cultivo se desenvolve em vasos pequenos. Algumas cabeças de flores de cores brilhantes e amarelas, saem como cone e sobrevivem por até uma semana.

Do tipo de suculenta bastante delicada, o crescimento da planta zebra é considerado lento com sua aparência bem chamativa.

10 espécies de suculentas para cultivo exterior

Os jardins ficam bem modernos e vivos com a presença das Suculentas. Com opções de plantio variadas, podem ser cultivadas diretamente no solo ou em vasos ou outros tipos de recipientes.

O cultivo exterior com suculentas oferece muitas características, tornando essa planta ideal, haja visto que outras suculentas podem ser muito grandes para ambientes internos.

Uma das regras bem recomendada é com a questão do sol. Embora você vai ouvir muitos dizerem, que as suculentas são do tipo sol pleno.

Embora isso não diga que as suculentas podem ficar expostas a sol e temperaturas de 80 graus por exemplo.

Galinhas e pintinhos ( sempervivum tectorum)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-galinhas-e-pintinhos-semprevivum-tectorum

Esse tipo de suculenta tem seu nome cientifico traduzido, como viver sempre, fazendo dela uma planta ideal para os iniciantes do mundo das suculentas.

Sendo de propagação bem rápida, essa suculenta também chamada de galinhas e pintinhos possui mais de 3.000 espécies diferentes.

Especificamente essa espécie sempervivum, nasce de uma variada opção de cores, que podem ser misturadas fazendo a combinação perfeita em seu jardim.

Com resultados de bons cuidados, essa planta produz lindas flores de cor vermelha, florescendo juntas na forma de uma bela coroa.

O tempo de vida dessa espécie de suculenta é de apenas três anos, mas por causa de sua capacidade de se propagar rapidamente, “vive para sempre”.

Stonecrop ( sedum spp.)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-stonecrop-sedum-spp

A suculenta stonecrop, vem em uma variedade de cores de verde brilhante e rosa para prata e azul.

Existem dois tipos principais de sedums, sendo as de altos e as rastejantes. Os sedimentos altos têm hastes longas que crescem entre um e três metros de altura.

Elas são conhecidas por brotar aglomerados de flores coloridas que ficam ótimos em um jardim de verão.

Os sedimentos rastejantes crescem ao longo do solo e são geralmente usados ​​em jardins de pedras, paredes de rocha ou em telhados.

Agave língua de baleia ( agave ovatifolia)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-lingua-de-baleia-agave-ovatifolia

Inicialmente essa suculenta foi cultivada nas regiões montanhosas do México, em elevações de 3.000 a 7.000 pés.

A agave ovatilofolia possui folhas verde-claras, que são bastante planas e largas ao mesmo tempo, lembrando uma língua de baleia.

Esse tipo de suculenta cresce e alcança a faixa de dois e cinco metros de altura e cerca de três a seis metros de largura.

Devido a sua gigante forma, Agave é bem indicada para ser cultivada em exteriores.

Cactus de Bola ( parodia magnifica)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-cactus-bola-parodia-magnifica

Possuindo o formato mais singular das suculentas, essas plantas podem crescer entre um e dois metros de altura, sendo comparada a um balão de ar quente.

Mas na realidade esses cactos não são tão suaves como um balão, possui diversos espinhos formando uma coluna exterior.

Com pequenas flores amarelas, essa suculenta gosta de crescer em cachos, sendo aconselhável cultivar em como plantas de contêineres, dentro de um jardim.

Planta de pelúcia ( echeveria pulvinata)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-de-pelucia-echeveria-pulvinata

A planta de pelúcia é coberta por finos pelos brancos que brilham ao sol, dando-lhe uma aparência prateada.

É uma nativa do sul do México e floresce lindas flores amarelo laranjadas que espelham o pôr-do-sol.

Elas preferem sombra parcial e podem ser cultivadas no chão ou colocados em recipientes dentro de um jardim.

Para melhores resultados, é importante que a planta de pelúcia seja replantada durante os meses mais quentes. Antes de replantar, certifique-se sempre de que o solo esteja completamente seco.

Dudleya ( echeveria spp.)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-dudleya-echeveria

Dudleyas são membros do gênero echeveria e são nativas da Califórnia. Existem mais de 40 variedades diferentes dessa suculenta, algumas das quais estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Eles são uma planta de formação de roseta que significa que eles têm um arranjo circular de folhas.

A maioria das folhas tem bordas arredondadas que, com bons cuidados, podem viver até 100 anos! Estas plantas costumavam crescer naturalmente nas colinas para evitar a entrada de água nas folhas, por isso evite as folhas quando regar.

Orelha de porco ( cotilédone orbiculata)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-orelha-de-porco-cotilédone-orbiculata

Com vermelho nas bordas e folhas grossas em formato oval, a suculenta orelha de porco não tem esse nome atoa, basta observa-la para tirar suas conclusões.

Somente em duas épocas, sendo no período final do verão ou início do outono, a orelha de porco emite a as flores amarelas e vermelhas.

Após estar completamente formada, a orelha de porco pode ter seu crescimento de até quatro metros, sendo de boa opção para complementos de jardim.

Esse tipo de suculenta não exige muita água, mas seu formato grande pode ocupar um bom espaço, por isso planeje bem onde vai ficar sua planta.

Zwartkop (aeonium arboreum)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-rosa-negra-aeonium-arboreum

O zwartkop também é chamado de “rosa negra”, que se refere à cor escura de bordeaux de suas folhas que formam rosetas.

No inverno, essa planta produz flores amarelas que criam um belo e inesperado contraste com a folhagem escura.

Esta suculenta prefere pleno sol, e é por isso que cresce melhor em jardins ao ar livre.

Elas são mais comumente colocadas em canteiros de flores ou bordas e gostam de crescer juntos em clusters.

Sunburst ( aeonium davidbramwellii)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-flor-cata-vento-aeonium

Popularmente conhecida por flor cata-vento, a suculenta sunburst tem as folhas amarelas, que crescem em formato de um círculo ao redor na parte central da planta.

Sendo um tipo de suculenta tricolor, a sunburst tem suas variadas folhas verdes, brancas e amarelas.

Da espécie de suculenta hibrida, essa planta faz parte do gênero aeonium, bastante comum das suculentas de cultivo exterior.

A sunburst tem a capacidade de ramificação, formando lindas rosetas que produzem flores brancas no verão.

Sendo uma planta nativa das Ilhas Canarias, na Espanha, tem a capacidade de florescer a beira mar com tamanha de até dois metros de altura

Planta da Tocha ( aloés aristata)

amosuculentas.com-tipos-de-suculentas-planta-tocha-aloe-aristata

As folhas desta planta começam como um tom verde claro que se torna mais escuro ao sol.

No verão, eles podem florescer flores de laranjeira sobre hastes de 20 polegadas que se assemelham a uma tocha.

Não tem os mesmos benefícios medicinais que o seu primo de aloe vera, mas é único a sua capacidade de crescer a grandes comprimentos.

Quando cuidada adequadamente, a planta da tocha pode crescer até dez pés de altura e 18 polegadas de diâmetro. Eles são ótimos para iluminar um jardim e criar uma vibe de verão.

Veja Também: A maior variedade de tipos de suculentas

SE GOSTOU DESSE ARTIGO, SOLICITAMOS QUE COMPARTILHE COM SEUS AMIGOS NA INTERNET